CNNC CONCLUI O MÓDULO DO PRIMEIRO REATOR MODULAR CHINÊS QUE SERÁ MONTADO NA USINA DE CHANGJIANG | Petronotícias





CNNC CONCLUI O MÓDULO DO PRIMEIRO REATOR MODULAR CHINÊS QUE SERÁ MONTADO NA USINA DE CHANGJIANG

MDULOO módulo principal do projeto de demonstração do pequeno reator modular (SMR) ACP100 passou na aceitação final e será enviado para o canteiro de obras na usina nuclear de Changjiang, na província insular de Hainan, no sul da China, anunciou a Corporação Nuclear Nacional da China (CNNC). O módulo principal do pequeno reator modular de água pressurizada (PWR) ACP100 – também conhecido como Linglong One – compreende principalmente dois componentes principais: o vaso de pressão e o gerador de vapor. Estes foram projetados de forma independente pelo Instituto de Pesquisa e Design de Energia Nuclear da China da CNNC e fabricados pela China First Heavy Industry. A CNNC disse que a aceitação do módulo central “marca um passo histórico na fabricação modular de pequenas unidades de reatores de água pressurizada”.

A empresa anunciou em julho de 2019 o lançamento de um projeto para construir um reator ACP100 em Changjiang. O local já abriga dois CNP600 PWRs em operação, enquanto a construção das duas unidades Hualong One começou em março e dezembro de 2021. Ambas as unidades devem entrar em operação comercial até o final de 2026. O primeiro concreto do ACP100 foi lançado em 13 de julho de 2021, com um período total de construção planejado de 58 meses. As obras de instalação dos equipamentos começaram em dezembro de 2022 e a estrutura interna principal do prédio do reator foi concluída em março deste ano. Em desenvolvimento desde 2010, o projeto preliminar do PWR integrado de 125 MWe ACP100 foi concluído em 2014. Os principais componentes de seu circuito refrigerante primário estão instalados dentro do vaso de pressão do reator. Em 2016, o projeto se tornou o primeiro SMR a passar por uma revisão de segurança pela Agência Internacional de Energia Atômica.

A CNNC disse que o design e a construção do ACP100 são “revolucionários e inovadores”. A empresa acrescenta que “a característica mais proeminente é a construção modular, por meio do projeto padronizado e fabricação de um único módulo, e produção em massa, que encurta o período de construção e reduz os custos de fabricação, melhorando a segurança”. Depois de concluído, o reator Changjiang ACP100 será capaz de produzir 1 bilhão de quilowatts-hora de eletricidade anualmente, o suficiente para atender às necessidades de 526.000 residências. O reator é projetado para produção de eletricidade, aquecimento, produção de vapor ou dessalinização de água do mar.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of